estratégia de e-mail marketing

17 dicas para desenvolver uma boa estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia para as empresas que querem entrar em contato com seus clientes e possíveis clientes de forma mais direcionada. 

Por conta disso, essa estratégia de e-mail marketing é muito interessante e usada para gerar conexão com os consumidores, ajudando a fidelizá-los.

Benefícios do e-mail marketing

Além de trazer inúmeros benefícios para seu negócio, como ajudar na captação de vendas e conversão de clientes, essa estratégia tem um baixo custo, podendo ser automatizada por ferramentas específicas de marketing.

Mais ainda, há outros benefícios importantes de serem ressaltados que essa estratégia pode trazer ao seu negócio, como:

  • Reforça o posicionamento da marca;
  • Aumenta o tráfego do site com redirecionamentos;
  • Permite desenvolver mensagens personalizadas e segmentadas;
  • Possibilita a criação de conteúdo em vários formatos de arquivo;
  • Traz conexão direta com o público;
  • Disponibiliza dados para análise em tempo real.

Cabe ressaltar que o e-mail marketing é uma ferramenta há muito tempo utilizada no marketing, alcançando novos processos e resultados a partir de inovações tecnológicas.

Por conta disso, continua se aprimorando e sendo utilizado, funcionando muito bem. 

Por esse motivo também já existem diversos truques, dicas e façanhas que contribuem para a criação de campanhas mais qualificadas, ajudando sua empresa a consolidar mais vendas e levar mais tráfego ao seu site. 

Essa ferramenta trabalha muito bem em conjunto com outras estratégias de marketing, como campanhas de conversão. 

Para isso, se planejar é essencial, promovendo a conciliação de diversas ações de forma qualificada para alcançar os resultados esperados.

Dicas 

Tendo em vista todos os benefícios que uma boa estratégia pode te trazer, acompanhe a seguir 17 dicas para desenvolver uma boa estratégia de e-mail marketing.

1- Tenha uma base de e-mails

Saber para quem enviar os e-mails, ou seja, ter uma lista de destinatário é o primeiro passo fundamental para uma estratégia adequada.

É preciso ressaltar neste ponto que comprar uma lista pronta de contatos é crime, pois viola a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e é inefetiva para as campanhas.

Isso porque o objetivo do e-mail marketing é se relacionar com pessoas que já tem interesse em sua marca, ou no tipo de serviço que oferece, tendo melhor resultado quando esses contatos são devidamente segmentados.

Assim, consegue-se enviar materiais mais qualificados e direcionados para as necessidades de cada nicho de clientes. 

Tenha uma maneira de colher esses dados dos seus clientes, como as redes sociais, campanhas de marketing, blogs, landing pages e pesquisas. 

Dessa maneira, toda a sua lista assinou para receber o e-mail, então são pessoas interessadas em comprar seus produtos e serviços. 

2 – Utilize uma ferramenta profissional para enviar e-mails

Definir qual será o e-mail service provider (provedor de caixa de correio) é uma etapa importante do processo. Ela funciona perfeitamente em diversas áreas e segmentos tanto para pequenos serviços ou grandes projetos de empresas de fabricação de etiquetas adesivas por exemplo.

Para a escolha, leve em consideração quais funcionalidades precisa e qual o orçamento disponível para esse investimento.

Cabe ressaltar, ainda, que dependendo das operações, suporte e especificações necessárias, é possível recorrer a versões gratuitas também.

Antes de contratar um serviço desses, analise as opções disponíveis com base nas empresas, cada pacote disponível e as ofertas existentes para encontrar a empresa e a opção mais adequada para a necessidade.

3 – Tenha um bom balanço entre imagem e texto 

Uma proporção bem equilibrada entre os elementos que compõem o e-mail é fundamental, sendo uma média interessante 60% texto e 40% imagem.

Lembre-se que o texto deve ser objetivo e claro, enquanto a imagem deve ser atrativa, afinal, os seres humanos são seres visuais e a imagem que vai reforçar a mensagem e reter o olhar.

Por isso emails que tem muito texto ou muita imagem não são a melhor opção, encontre o equilíbrio entre eles para destacar a mensagem que deseja transmitir.

Ao usar imagens, atente-se a alguns cuidados para que o e-mail transmita profissionalismo.

Algumas medidas interessantes nesse sentido é:

  • Colocar hiperlink nas imagens para redirecionamento;
  • Usar descrição;
  • Evitar imagens pesadas para otimizar o carregamento.

4 – Invista em assuntos atrativos e que despertem curiosidade

Ao desenvolver um e-mail para a estratégia de marketing de sua empresa, seja ela de assistencia tecnica rinnai ou uma consultoria contábil, é crucial pensar em temas que sejam de interesse do público.

estratégia de e-mail marketing

Já para fazer com que esses leads cliquem e interajam com o material, é necessário pensar em assuntos (que atuarão como títulos) que despertem interesse. 

Assim, é preciso chamar a atenção do possível cliente com algo criativo e que se relacione com possíveis dores ou interesses que esses usuários procuram ao se relacionarem com o negócio. 

Uma dica nesse sentido é trazer sugestões ou uma dor que será respondida ao longo do e-mail.

5 – Tenha atenção ao número de caracteres do assunto

Atualmente, muitas pessoas leem e-mail pelos seus celulares, então, é preciso levar isso em conta ao desenvolver as campanhas. 

Assuntos extensos podem ser cortados na versão para mobile, impactando na transmissão da mensagem e taxa de abertura. O ideal para isso não acontecer é manter o assunto entre 20 e 41 caracteres.

6 – Ofereça o melhor conteúdo que puder 

O texto escrito é uma das partes mais importantes para tornar seu conteúdo relevante para o leitor que busca mais informações sobre agência de intercâmbio em SP.

Além disso, é a partir dos materiais desenvolvidos que será possível estabelecer uma boa relação com o potencial consumidor. 

Deste modo, conhecer seu público-alvo é primordial em qualquer campanha de marketing, possibilitando direcionar a comunicação de forma específica para ele. 

7 – Invista no design 

Como dito anteriormente, a parte visual é importante, então faça um bom trabalho ao determinar o layout do e-mail e estabelecer as imagens e identidade das campanhas por este canal

Impreterivelmente, o visual deve seguir a identidade visual da empresa, fortalecendo a marca e deixando o conteúdo mais profissional e apresentável. 

Faça como as produtoras de filmes e aposte no poder do visual. Cabe ressaltar que a elaboração do design pode ser tercerizado para um profissional especializado nessa atividade, criando mais harmonia nos materiais e promovendo a atenção na medida certa.

8 – Personalize seus e-mails 

Os seus e-mails precisam se destacar dos demais contatos disponíveis na caixa de entrada. Dessa forma, se utilizar, por exemplo, de uma variável como o nome da pessoa tornará o material mais humanizado e despertará o interesse do lead.

Ao ver seu nome em algo, as pessoas sentem que aquilo foi feito especialmente para elas, considerando suas necessidades ou mesmo o local exato em que estão, como encaminhar cupons de desconto para empresa de manutenção de ar condicionado.

Além do uso do nome, outra opção é, ao invés de escrever o plural “vocês”, adotar o uso de orações no singular, reforçando o “você”.

Lembre-se que as pessoas que leem o e-mail gostam de se sentir especiais, considerando que aquele e-mail foi feito exclusivamente para elas. 

9 – Atente-se à gramática 

Antes de enviar o e-mail, verifique se os textos estão escritos de forma correta e não possuem erro de digitação. 

Existem ferramentas de correção ortográfica nos programas mais comuns de texto e isso impactará diretamente na impressão e confiança que o leitor terá da marca.  

10 –  Tenha cuidado com as palavras típicas de SPAM 

Existem palavras-chave que são muito frequentes em e-mails spam e, por isso, são bloqueadas pelo próprio e-mail, redirecionando a mensagem para a caixa de lixo eletrônico. 

Por isso, é importante ter atenção a esse aspecto e evitar os termos em seus materiais. Os principais exemplos são: 

  • Aproveite;
  • Oferta;
  • Desconto;
  • Promoção;
  • Grátis;
  • Imperdível;
  • Preços;
  • Frete grátis;
  • Compre.

11 – Não deixe o e-mail muito longo

E-mails muito longos podem ser cortados pelos provedores ou provocar desinteresse do leitor durante a leitura ou ao perceber a profundidade do material. Assim, é importante ser conciso e abordar aspectos realmente cruciais no contato por e-mail.

Caso seja necessário aprofundar algum tópico, faça de forma precisa ou disponibilize um material específico apenas para os usuários que demonstrarem interesse, encaminhando um e-book complementar, por exemplo. 

Outra dica é usar técnicas de storytelling para prender a atenção e até mesmo criar uma série, dividindo o assunto em diferentes seções e e-mails, de modo a reter o público.

12 – Realize testes continuamente

Assim como um cabeamento estruturado, o teste também é importante para qualificar as campanhas por e-mail. 

Assim, antes de enviar o conteúdo de fato para a lista de destinatários, faça testes com alguns grupos de contatos, avaliando qual estrutura obtém melhor taxa de resposta, por exemplo. É nesse primeiro envio que são encontrados o maior volume de erros. 

Uma boa dica é enviar o teste para mais de uma pessoa, assim são mais profissionais dividindo a tarefa de procurar por erros, ou mais clientes que trarão a devolutiva de qual conteúdo é o mais adequado. 

13 – Eleja um nome como remetente

Um padrão entre e-mail de empresas é ter no remetente contato@ ou no.reply@ ao invés de um nome de uma pessoa real. Isso é uma prática que gera um sentimento de impessoalidade e pode afastar potenciais consumidores. 

O ideal para criar uma boa relação de pessoalidade com o destinatário é utilizar um nome real de um membro da equipe. 

Vale lembrar o uso mais intenso da versão mobile e, neste caso, o ideal é o remetente ter até 23 caracteres para facilitar a identificação e devida visualização da mensagem.

14 – Envie códigos de desconto 

Se o objetivo da estratégia de e-mail marketing for captar clientes, enviar cupons promocionais exclusivos para os inscritos na base de contatos para e-mail marketing é uma boa ideia.

Assim, alguma promoção como cesta básica Campo Grande MS pode ser uma boa dica para atingir públicos específicos, reativar contatos ou mesmo levar leads aquecidos a finalmente efetivar a conversão.

15 – Não dificulte o descadastro 

Muitas empresas não querem que os contatos saiam das suas listas de contato, por isso dificultam a saída escondendo a opção de descadastro da lista para receber esses emails.

No entanto, essa medida pode prejudicar as campanhas de marketing e até a imagem da marca.

Se alguém não interessado não consegue se descadastrar dos e-mails, dificilmente interage com os materiais.

Além disso, ao não conseguir descadastrar, poderá marcar os contatos como SPAM, o que é muito ruim para a empresa e pode fazer com que outros e-mails não cheguem a esse contato e outros leads. 

Então prefira um descadastro simples à tomar uma marcação de SPAM. 

16 – Sempre analise os seus resultados 

Acompanhando suas métricas, você consegue saber o que funciona e o que não está trazendo os resultados esperados para a marca.

Desse modo é possível manter um público mais engajado, sempre levando em consideração o que melhor funciona nos seus conteúdos, realizando ajustes nas campanhas a partir dos dados obtidos. 

É como fazer a manutenção de nobreaks, ou seja, é preciso cuidar daquilo que se utiliza para garantir melhor desempenho e resultado.

Algumas métricas importantes são a taxa de crescimento da lista, taxa de abertura dos emails, taxa de cliques, inativação da lista e eficácia da campanha de e-mail marketing. 

17 – Tenha sempre um bom CTA 

Para direcionar o destinatário ao objetivo daquela campanha, tenha sempre um CTA (Call to action – chamada para ação) voltado para o objetivo do contato destacado no corpo do e-mail. 

Essa ferramenta de marketing vai direcionar qual a próxima ação do público e estimula os usuários a efetivarem a conversão adequadamente. 

Considerações finais

Antes mesmo de pensar em fazer uma campanha de marketing para sua loja de livros infantil cristão utilizando a ferramenta de e-mail, saiba claramente quais são seus objetivos. 

Afinal, planejar é fundamental para criar campanhas realmente estratégicas e obter resultados de forma efetiva. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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