Temas WordPress

O WordPress é bom para otimização? com certeza!

Nesta série de dois artigos falaremos sobre os mitos e verdades desta alegação de que WordPress é bom para otimização. Será mesmo que um site pode ter um bom posicionamento no google apenas pelo simples fato de ser em wordpress?

Para entender melhor sobre este assunto recomendamos ler a primeira parte onde damos detalhes sobre a otimização dos temas e se realmente o WordPress é bom para otimização.

Neste artigo em especial vamos falar sobre as vantagens reais do CMS wordpress que podem fazer a diferença quando a assunto é otimização e posicionamento nos buscadores, vamos a elas.

WordPress é bom para otimização

O WordPress é bom para otimização sim, veja as vantagens!

1ª Otimização Nativa – A indexação dos conteúdos do wordpress é feita de maneira mais rápida do que outros CMSs pois sempre que você posta um novo conteúdo o próprio wordpress envia um ping ou seja é como se fosse enviada uma mensagem para os buscadores dizendo (Oiii tem coisa nova por aqui) o wordpress chama isso de serviço de Atualização.

Por padrão ele usa o principal site para pingar que é o rpc.pingomatic.com em seguida o pingomatic espalha a notícia para outros buscadores de que seu site tem um novo artigo.

Você ainda pode melhorar inserindo mais urls para que o wordpress possa pingar em outros sites, este artigo mostra algumas urls interessantes para colocar no serviço de atualização.

 

2ª Plugins – Diferente da maioria dos CMSs de hoje em dia que tem apenas 1 ou 2 bons plugins para otimização o wordpress tem centenas deles sendo um melhor do que o outro basta você escolher o que mais lhe agrada.

Nós da chocoPress e grande parte do mundo diga-se de passagem adora o WordPress SEO pela empresa Yoast, ele tem muitas configurações avançadas, inclusive criamos um artigo ensinado como explorar as principais configurações dele.

 

3ª Suporte e melhoramentos 24h – A principal vantagem que prova que o WordPress é bom para otimização na minha opinião é que ele dificilmente fica obsoleto pois tem atualizações constantes, praticamente uma vez por semana você receberá atualizações em seu wordpress ou seus plugins.

Na grande maioria das vezes estas atualizações são de segurança mas em muitos casos o sistema é atualizado para que fique mais veloz e consequentemente mais otimizado para as buscas.

 

4ª Banco de dados leve – Este é um dos pontos mais interessantes, apesar de todas as funções que o wordpress tem sua base de dados é pequena e leve sendo necessária apenas o uso de 15 tabelas.

Você ainda consegue otimizar o acesso e deixar esta base mais leve ainda, este artigo da locaweb ensina melhor sobre como aproveitar todo o desempenho da base de dados do wordpress.

 

Conclusão
Em comparação com outros CMS o wordpress sempre esta sendo analisado e melhorado semanalmente por especialistas no mundo todo.

É verdade que não são muitas as ventagens de otimização nativa que ele possui mas comparado com seus concorrentes ele é sim melhor e mais leve.

Se você estava pensado em criar seu projeto web com base no wordpress nossa conclusão é esta: o WordPress é sim, o melhor cms para projetos de otimização.

Os comentários estão encerrados.