Criação de site na Zona Sul de São Paulo

O WordPress é bom para otimização? não exatamente

Quase sempre quando estou recebemos pedidos de orçamento de construção de site nos deparamos com a seguinte afirmação: quero que meu site seja integrado a plataforma do wordpress porque o WordPress é bom para otimização.

Realmente a grande maioria dos sites que desenvolvemos estão bem posicionados inclusive o nosso próprio site, mas será que realmente esta boa colocação nas buscas do google vem por conta do site ser em wordpress?

A resposta é “não”, mas em alguns pontos é “sim” vamos entender os motivos do porque o wordpress não é fator principal responsável pelo fado dos sites estarem bem colocados nos buscadores.

Em uma segunda parte falaremos dos motivos pelos quais o wordpress é sim importante para a otimização de um site, deixando claro isso vamos falar desta primeira parte.

 

WordPress é bom para otimização? Vamos as verdades

Em diversos posts que escrevemos sobre nossas pesquisas de SEO vimos que o procedimentos para melhor colocação dependiam muito mais do conteúdo do site e de uma boa programação do tema do que de outros fatores como a escolha do CMS por exemplo.

Atualmente entre os itens mais importantes para um site estar bem colocado nas buscas esta a questão da velocidade, é claro que a consulta ao banco de dados de forma rápida que é feita pelo wordpress é muito importante mas esta consulta nem mesmo é listada como item de importância na lista do Google PageSpeed Tools.

Conforme falamos em nosso artigo sobre como melhorar a velocidade de seu site com o Google PageSpeed Tools entre os itens mais importantes esta a otimização de imagens, gzip, compactação de folhas de estilo e script.

Sendo assim fica claro que na questão de velocidade o fato de estar usando o wordpress não é relevante quando o objetivo é passar nas analises do PageSpeed Tools.

Wordpress é bom para otimização

 

Design Responsivo e Acessibilidade

Mais um item mega importante para a boa colocação de seu site nas buscas, se você ainda não sabe se seu site aparece corretamente em dispositivos moveis como tablets e smartphones você pode fazer o teste no site Mobile-Friendly Test.

Sem dúvida o fato de seu site estar acessível em qualquer dispositivo móvel é de extrema importância para o google, entretanto o fato do site ser em wordpress ou não, não garante que ele esteja devidamente configurado para ser acessado em qualquer tela.

Sendo assim para mais este item fica claro que o wordpress não tem influencia sobre resultados do Mobile-Friendly Test.

 

Padrões do W3C

Mais um item de importância para uma boa colocação nas buscas do google é o fato do código de seu site estar bem programado, principalmente seguindo os padrões do w3c.

É verdade que nós da ChocoPress entramos na conclusão de que nem tudo que o W3C recomenda é importante ou realmente pode ser considerado como um erro, mas a verdade é que muitas ferramentas de analise de seo dão importância para a boa codificação com base nos padrões deles.

Entretanto o fato de ser wordpress também não garante que todos os padrões do W3C serão seguidos. Sendo assim entendemos que você pode sim ter um site com nota verde para mais este item mas o fato do site ser em wordpress não garante que isso vai ou não vai acontecer.

Wordpress é bom para otimização

 

Nosso objetivo com este artigo não é detonar a imagem do wordpress, afinal isso seria um tiro no pé, pois nosso trabalho com wordpress é uma paixão antiga e sem ele não haveria motivos para estamos aqui na ChocoPress.

Mas o que queremos colocar é que se você quer um site bem otimizado, acessível em qualquer dispositivo e com bom código fonte não busque um CMS mas sim um bom programador.

Ele fara toda a diferença na hora de ter um projeto bem feito em todos os quesitos independente do CMS usado. Entretanto existem algumas benefícios incríveis no wordpress que outros sistemas não tem e são estas vantagens que falaremos na parte 2 de nosso artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *