Google Analytics

Entenda a importância do Google Analytics no site

As empresas trabalham com o marketing digital há algum tempo, existem muitas ferramentas de análise da internet que os empreendedores podem usar para coletar dados do site, como a versão mais popular e gratuita, o google analytics, do Google.

A análise da internet é importante para o crescimento principalmente quando se faz a criação de site de qualquer empresa, pois fornecerá dados dos visitantes para que se possa identificar o que eles estão fazendo em um site. 

No caso do Google Analytics, se trata de uma ferramenta digital que permite que se acompanhe e entenda o comportamento dos clientes, a experiência do usuário, o conteúdo online, a funcionalidade do dispositivo e muito mais. 

O Google Analytics fornece as informações necessárias para ajudar a moldar a estratégia de qualquer negócio, de assistência técnica informática, comércios, indústrias e serviços, descobrindo situações que, provavelmente, nunca se sabe sobre os visitantes de um site.

Seja um site de comércio eletrônico ou um um portal de notícias, o principal desejo é entender o comportamento dos visitantes para obter melhores resultados.

O que é o Google Analytics na prática

O Google Analytics é uma ferramenta de análise da internet que fornece informações detalhadas sobre o desempenho online de um site e da empresa, em particular.

Utilizar o Google Analytics é simples e, na maioria dos casos, pode-se começar a acompanhar as principais métricas de negócios online de forma imediata, sendo uma ferramenta que oferece níveis de complexidade. 

Quanto mais entender essa plataforma, mais benéfico será para todos.

Quanto mais dados relevantes dos canais uma empresa de cabeamento estruturado tiver, mais oportunidades de otimização, novas ideias e compreensão de como tudo está conectado em comparação com o negócio em geral.

O Google Analytics se integra perfeitamente a outros serviços do Google e, se a empresa estiver usando outros serviços baseados no Google para marketing, a ferramenta se torna essencial para acompanhar todo o desempenho.

Somente com dados da internet e, sabendo exatamente como as ações são executadas, a empresa pode aumentar o ROI (Return Over Investiment), ou seja, o retorno sobre investimento do site, e dos negócios, em geral.

Em toda estratégia de marketing digital, os dados desempenham um papel vital, e ter as ferramentas certas antes de qualquer tentativa quando se trata de publicidade, garante que uma loja de conserto de Iphone, e todos os envolvidos, obtenha os resultados desejados.

Um negócio de sucesso é uma máquina em ritmo acelerado que reage rapidamente a fatores em constante mudança, e os dados da internet podem ajudar a descobrir o que está acontecendo em um site.

Exemplos de dados disponibilizados pelo Google Analytics: 

  • Browser e sistema operacional;
  • Conteúdo, velocidade e pesquisa do site;
  • Conversões como metas e e-commerce;
  • Dados de anúncios do Google;
  • Dados de rede social e campanha;
  • Dados do console de pesquisa do Google;
  • Dispositivos móveis, tablets e desktops;
  • Fontes de tráfego,
  • Idade e gênero de usuário;
  • Idioma e localização;
  • Usuários novos e recorrentes.

O Google Analytics também permite que usuários avançados criem diferentes visualizações, apliquem filtros e implementem metas, eventos e até mesmo e-commerce. 

Google Analytics para seu site

Configuração de KPIs dentro do Google Analytics 

A partir do momento que um profissional da área de marketing digital, e os empreendedores em si, precisam configurar metas ou conversões no Google Analytics, é preciso compreender quais os KPIs (Key Performance Indicator), indicadores-chave de desempenho, devem ser aplicados. 

Dessa forma, é possível mensurar os esforços empregados junto ao marketing digital de uma consultoria em TI, trançando os objetivos em relação aos negócios. 

Portanto, uma ideia é sentar com todos os envolvidos e conversar sobre os objetivos de negócios, a personalidade empresarial, a missão e a visão. 

A partir deste ponto, a ideia é reunir tudo em um documento e transformar em um plano digital acionável, para que assim seja decidido quais são os principais indicadores-chave de desempenho.

Com essa premissa, é possível mensurar utilizando o Google Analytics. A tarefa principal é configurar várias metas, como visita à página ou duração para uma página. 

O setor de marketing digital pode ir além e começar a rastrear cliques em botões ou envios de formulários. 

Assim que todos estiverem envolvidos no e-commerce, com a ajuda de um desenvolvedor e do gerenciador de tags do Google, pode começar a acompanhar os visitantes em ações como “adicionar ao carrinho”, “buscar informações”, “finalizar transações” e receitas.

O marketing digital tem tudo a ver com medir as métricas mais críticas para que envolvem um negócio online, ou mesmo uma fornecedora de energia solar Fortaleza preço e, com isso, otimizar os esforços de acordo com as finalidades propostas. 

Portanto, não precisa ser usado apenas o Google Analytics para conferir os relatórios em tempo real durante todo o dia. Em vez dessa medida, o tempo despendido pode ser focado na medição de KPIs.

Entenda o comportamento do usuário

O Google Analytics desbloqueia o poder de entender como usuários, visitantes e clientes usam os sites corporativos, os portais de notícias, as lojas virtuais e os marketplaces.

Ter dados comportamentais pode melhorar os resultados de qualquer negócio online. Sem dados de comportamento, é impossível otimizar o desempenho de um site.

Por isso, é preciso acompanhar ao menos as seguintes métricas comportamentais do Google Analytics:

  • Eventos e conversões personalizados;
  • Fluxos de comportamento;
  • Média de duração da sessão;
  • Páginas e seções;
  • Pesquisa de sites;
  • Taxas de rejeição;
  • Taxas de saída;
  • Top Pages e desempenho;
  • Visualizações de página.

O principal benefício das métricas comportamentais é que elas fornecem informações valiosas sobre quais páginas obtêm mais tração e engajamento.

Por exemplo, o rastreamento de dados de usuários novos e recorrentes no Google Analytics ajuda a definir se eles estão voltando ao site ou não. 

Dependendo dos objetivos, não ter usuários recorrentes suficientes é um desperdício.

Muitas empresas que vendem gerador silenciado recorrem aos funis de conversão, e obtêm um desempenho muito melhor se puderem se envolver novamente com os usuários e clientes regularmente. 

Uma venda raramente acontece no primeiro contato com um site, e ter uma estratégia para manter as pessoas voltando para o e-commerce é crucial para o sucesso a longo prazo.

A partir do momento que um empreendedor passa a entender como os usuários usam o site, pode alterar a maneira como interage com os usuários da maneira mais otimizada.

Por exemplo, analisando os fluxos de comportamento do usuário no Google Analytics, é possível descobrir quantas etapas são necessárias para que uma ação aconteça e quantos níveis são necessários para que um visitante saia completamente. 

Ou então descobrir quais tipos de conteúdo levam a mais tráfego interno, aumentando as visualizações de página no site.

Otimizar o comportamento em marketing e reconhecer as mudanças no comportamento interno e externo em torno de um negócio é um método controlado de crescimento.

A prática de SEO e o marketing de conteúdo

Identificar as páginas de melhor desempenho de um site que vende mini robô aspirador para obter insights sobre em que tipo de conteúdo investir é um benefício do Google Analytics.

A prática SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca das plataformas de pesquisa, somado ao marketing de conteúdo, são maneiras de crescer de forma constante online, e o Google Analytics melhora o acompanhamento do sucesso. 

Pesquisar as principais páginas gerais, que leva à maioria das conversões, é uma estratégia que aumenta os resultados online. 

Por exemplo, ficar de olho nas principais páginas de destino orgânicas ajuda a identificar o que tornou essas páginas bem-sucedidas em primeiro lugar.

O sucesso se deve ao uso de palavras-chave, o tópico em si atraente ou algum outro fator. Melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa com o Google Analytics é vital.

Além disso, procurar as piores páginas, aquelas que trazem menos tráfego, ajuda a evitar cometer os mesmos erros repetidamente. 

Para tornar o marketing de conteúdo uma estratégia viável para o crescimento dos negócios online, o uso do Google Analytics é essencial.

Os benefícios de ter dados de comportamento misturados com métricas de SEO economizam tempo e ajudam a entender o papel do SEO no desempenho geral.

Outro benefício do Google Analytics para SEO é que os dados de desempenho do site podem ajudar a melhorar o desempenho geral do site, o que leva a melhores resultados de otimização do motor de busca.

A coleta aprimorada de dados da internet, quando aplicada por longos períodos que se resolve em torno de uma estratégia de SEO, torna a comparação de métodos replicáveis. 

Voltar no tempo para reavaliar velhas estratégias vencedoras ao construir novas é poderoso.

Conclusão

O Google Analytics é um importante ferramenta para medir e relatar análises de marketing digital. É uma ferramenta baseada em navegador que começa a enviar dados para uma conta própria após colocar o código de acompanhamento global inserido em determinado site. 

A empresa que trabalha com transformadores de tensão para o setor industrial pode, então, ajustar o acúmulo de dados e relatar da maneira que funciona melhor para a estratégia de marketing digital.

Seja um profissional ou um empreendedor em início de carreira envolvido em marketing digital ou SEO, o Google Analytics é ferramenta obrigatória e precisa ser utilizada para a implementação de tarefas complexas, como a análise de filtros, metas, conversões e eventos diversos. 

Quanto antes o Google Analytics for instalado, mais rápido uma empresa poderá criar decisões baseadas em dados que impulsionam os negócios online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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