Marketing one to one

Marketing one to one: saiba o que é e como encantar seu cliente com essa poderosa ferramenta

Os profissionais de marketing diriam que as ofertas personalizadas, ou o marketing one to one,  surgiram em 2007, e a tecnologia tem sido a principal contribuinte para a evolução do que também é conhecido como marketing de personalização. 

No entanto, essa estratégia one to one continua sendo um elemento de constante adoção e aprimoramento, tendo uma adesão lenta em muitas ações de marketing digital

O que é marketing one to one?

O marketing one to one, ou marketing de personalização, é uma estratégia de gerenciamento e marketing de clientes que se concentra em interações personalizadas individualmente com o consumidor, até para indicar a melhor forma de fazer a abertura de empresa Simples Nacional.

A essência do marketing one to one é a personalização e customização, que ajudam a melhorar a fidelidade do cliente, produzindo mais valor nos esforços de marketing e nos pontos de interação.

O conceito de interações one to one é uma fórmula antiga para criar uma melhor conexão entre marcas e clientes. 

Para se ter uma ideia, os antigos donos de restaurantes costumam lembrar de cada cliente pelo nome junto com o pedido, para que tenham uma experiência agradável e comodidade ao lidar com a marca, o que qualifica a experiência e faz com que esses usuários retornem ao estabelecimento devido ao atendimento prestado.

Com isso, é uma maneira simples de garantir que os usuários ou clientes tenham uma boa lembrança da marca.

Ao longo dos anos, à medida que as empresas se tornaram grandes entidades, o foco na personalização desapareceu. 

Mas com novas ferramentas digitais sendo lançadas a cada dia, a tecnologia está abrindo caminho para estratégias modernas de personalização, possibilitando ações mais segmentadas e o desenvolvimento de um marketing mais nichado e efetivo.

Exemplos de marketing one to one em ação

Mesmo quando não é especificado como marketing one to one, muitas pessoas experimentam o marketing personalizado regularmente, desde quando buscam suprir a necessidade de um serviço de assessoria trabalhista até ações cotidianas na interação com marcas online. 

Os exemplos a seguir mostram que o marketing de nível empresarial não é apenas software de ponta e iniciativas multimilionárias. 

Muitas vezes, adicionar um toque pessoal e atencioso pode ajudar bastante a estabelecer confiança e, eventualmente, vendas, sem que altos investimentos sejam necessários.

  1. Recomendações personalizadas

Alguns dos estabelecimentos de compras e entretenimento online favoritos se tornaram reconhecidos por causa da capacidade em fornecer um fluxo constante de ofertas nas quais os consumidores estão realmente interessados ​​

Como eles acertam todas as vezes? Com motores de recomendação aplicados e recorrendo a:

  • Algoritmos;
  • Cookies;
  • IA (Inteligência Artificial);
  • Testes A/B.

Tudo isso para prever e recomendar algo no site de serviço de contabilidade fiscal e tributária ou no aplicativo que o usuário interage, tendo como base o que ele consumiu no passado ou mesmo em comportamentos semelhantes a de outros usuários.

Afinal, são esses elementos que podem sugerir, de forma automática e inteligente, itens relacionados à compra no e-commerce, manter uma pessoa engajada após o término da série em um streaming, ou mesmo criar listas de reprodução em plataformas de música para manter a empolgação durante o treino, conforme os interesses percebidos em outras interações.

  1. E-mails personalizados

O marketing por e-mail se apresenta em muitas formas, fazendo com que muitas pessoas que utilizam essa ferramenta se deparem com os mais diversos materiais e conteúdos, se relacionamento com negócios de avaliação patrimonial ou de revenda de roupas slow fashion.

E-mails de acompanhamento, como perguntando sobre como foi a refeição, ou oferecendo para agendar uma demonstração do software são exemplos interessantes de personalização que gera fidelidade e receita.

Isso porque são materiais mais direcionados e que demonstram preocupação com o relacionamento, criando valor para a interação e criando uma excelente vivência com a marca.

  1. Retargeting relevante

É possível notar que quanto mais anúncios uma pessoa vê online após pesquisar passagens de avião para uma cidade turística, mais eles tendem a ficar pessoais e evocar as páginas visitadas. Isso é o redirecionamento, ou seja, retargeting.

O redirecionamento usa Javascript para anexar um “cookie” no navegador de um usuário quando ele visita um site de uma empresa de consultoria contábil para verificar os tipos de serviço oferecidos.

Mesmo depois de sair desse site, esse cookie permite que as marcas veiculem anúncios para esse usuário na Internet. 

Desse modo, o retargeting permite que os profissionais de marketing mantenham a marca na mente dos consumidores, podendo oferecer diferenciais – como descontos – para que tomem uma decisão durante o processo comparativo, ou dedicando tempo para ler avaliações e considerar a compra.

Vantagens do marketing one to one

Com toda a tecnologia para a personalização, criar uma jornada de compra personalizada é quase a norma para profissionais de marketing bem-sucedidos. 

O melhor é que há muitas vantagens para a empresa que opta por investir em marketing one to one.

  1. Envolvimento com o cliente

Os consumidores não têm problema em compartilhar os dados pessoais com um escritório contábil São Paulo, desde que recebam personalização, interação e material de valor em troca. 

Os clientes estão literalmente se oferecendo para pagar em dados por uma experiência individual. Dessa forma, as empresas precisam dar exatamente o que eles querem, e assim observar se os níveis de engajamento aumentam.

  1. Encantamento e LTV

O marketing one to one naturalmente se presta à criação de um perfil de cliente de 360 ​​graus. 

Ao confiar em dados históricos e comportamentais, uma empresa pode continuar criando ofertas, upsells e mensagens cada vez mais personalizadas.

Desse modo, é possível formar embaixadores de marca que espalham a mensagem, vivência e valor do negócio.

Mais ainda, esse processo de valorização faz com que esses clientes tenham um LTV (Lifetime Value) maior, ou seja, alto valor de vida útil. Isso significa relacionamentos mais longos ou de maior valor envolvido.

  1. Suporte proativo e vendas

Parte essencial de um escritório de contabilidade em SP, ou qualquer tipo de negócio, é o atendimento e o marketing de qualidade.

No entanto, o suporte e vendas não são exatamente a área de especialização de um profissional de marketing, mas ainda são áreas em que os benefícios comerciais do marketing one to one podem ser vistos e a ação profissional pode ser aproveitada.

Levando em consideração a visão de círculo completo dos clientes acima, os representantes de atendimento têm o poder de usar o conhecimento profundo sobre quem atendem para oferecer suporte proativo, e até preventivo, que é extremamente relevante para os consumidores e cria interações de mais valor.

As equipes de vendas podem usar esse mesmo conhecimento do cliente para alcançar leads importantes, principalmente com produtos ou serviços relevantes, para melhorar a experiência atual e promover vendas mais qualificadas e ágeis.

Origem do marketing one to one

A personalização foi iniciada quando o primeiro diálogo HTML ocorreu em 1990. Em 1993, ou seja, 3 anos depois, o livro “One to One Future” chegou às prateleiras. Ele previu com sucesso o futuro da personalização nos relacionamentos e vendas.

Também em 1993 foi fundado o Webtrends, o primeiro programa comercial de análise da internet. Na época, apenas indivíduos bem versados ​​em tecnologia tinham compreensão suficiente para ler os dados.

Novas tecnologias, como a análise de arquivos de log, possibilitaram que pessoas não especializadas em tecnologia, como profissionais de marketing, fizessem uso dos dados de forma qualificada.

Logo se seguiu a marcação de Javascript, o que foi importante porque a Internet começou a usar mais imagens e processos de interação online de forma qualificada.

Posteriormente, o Google lançou o Google Analytics, no ano de 2005. Isso permitiu que os proprietários de sites analisassem os dados usando recursos visuais fáceis de entender e compreendessem as interações e interesses dos usuários.

Este foi o ponto de virada que tornou o marketing one to one mais tangível. Mais ainda, a otimização da taxa de conversão tornou-se a principal métrica a ser focada especialmente por contabilidade para mei.

Personalização baseada em aprendizado de máquina

A personalização de aprendizado de máquina, como mecanismo de recomendação, ganhou muita força. Os algoritmos ampliaram as capacidades, marcando o ritmo. 

Desde campanhas de e-mail e previsões de preferência altamente precisas, a personalização tornou-se comum a partir de 2008. 

Na segunda década do século XXI, o teste A/B se torna parte integrante da personalização, ajudando a informar o design do site e as campanhas publicitárias melhor do que qualquer ferramenta do passado.

O futuro do marketing one to one

As estratégias de marketing one to one estão se tornando uma ferramenta indispensável para o gerenciamento do relacionamento com o cliente. 

Os consumidores estão interessados ​​em saber que dados são usados ​​para direcionar as ofertas individuais sobre um serviço de planejamento sucessório familiar, ou uma viagem familiar no período de férias.

Na verdade, os consumidores estão frustrados com a falta de personalização que estão vendo depois que as marcas pedem que compartilhem as informações pessoais. Afinal, esperam por atendimentos direcionados e envio de conteúdos dedicados.

Com isso, apenas parte dos consumidores acreditam que as marcas estão usando as informações pessoais que forneceram para criar melhores ofertas ou experiências. Em contrapartida, há cada vez mais volume na solicitação de dados. 

A grande maioria acredita que, como clientes, estão recebendo as mesmas ofertas que os pares, embora tenham hábitos e preferências de compras diferentes. 

Não admira que os consumidores estejam cada vez mais cautelosos em fornecer as informações pessoais, visto a comparação dos riscos e vantagens.

O futuro do marketing one to one é a hiperpersonalização, que cria relacionamentos mais profundos com os clientes e os transforma de compradores ocasionais em compradores de longo prazo e verdadeiros embaixadores da marca.

Quando os profissionais de marketing criam campanhas de marketing personalizadas com as ferramentas certas, isso aumenta o número de clientes valiosos – que continuam engajados com essa marca.

Conclusão

No final das contas, a personalização não é apenas importante, sendo esperada pelos consumidores modernos, e as marcas que ainda não começaram a personalizar o alcance aos clientes perderão a fidelidade da base de clientes. 

Desenvolver relacionamentos pessoais por meio de ofertas individuais pode parecer complexo, mas implementar os processos apropriados para levar a marca à hiper personalização será o fator determinante para a fidelidade do cliente.

Por fim, o  marketing one to one resulta em melhor envolvimento do cliente, fidelidade à marca e receita geral.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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